sábado, 19 de junho de 2010

Não sou um patriota, ou, por que o panem et circenses ainda funciona!

Ultimamente, devido a gloriosa copa do mundo, tenho ouvido algumas críticas sobre minha falta de interesse nos jogos, principalmente os da seleção do Brasil. E isso me diverte muito! Diverte-me por que a idiotice dos outros aflora ainda mais, torna-se papável. Eles se esquecem de tudo, é mais fácil lembrar-se de chaves de jogos e de seus horários, do que a lista dos presidenciáveis e horários de entrevistas com os mesmos.
Os meios de comunicação mais comuns, que não servem de exemplo de verdade, esquecem ainda mais o mundo real e mostram tudo da indústria cultural! Não, não mostram tudo, mostram o que há para entreter, entretenimento como adestramento dos que se deixam seduzir pelo som das cornetas, e afinal, de onde apareceu essa maldita palavra vuvuzela?
As cornetas me fazem lembrar de um antigo império que também usava muitas cornetas, e que também mantinha vários circos para entreter a população, um entretenimento para distraí-los e não perceberem que o mundo ao redor ruía. O império romano implementou o panem et circenses, todos estão bem se estão se divertindo. Eu digo a plenos pulmões, eu não estou me divertindo!!!
Eu não me divirto com crianças sendo abusadas sexualmente por seus próprios pais enquanto a Alemanha ganha um jogo; eu não me divirto com as milhares de pessoas em campos de refugiados vivendo em um estado pior que a miséria enquanto um gol é comemorado; eu não divirto com o barulho de tiros, mísseis e bombas oprimindo os cidadãos em Gaza enquanto uma torcida comemora a vitória de um time. E eu não me divirto nem um pouco com a ostentação criada pelo circo da copa num local onde reinavam, e de certa forma ainda reinam de forma mascarada, a fome, a miséria, a apartheid, e por ali grupos de rebeldes “libertadores” massacram seus semelhantes e colocam Kalashnikovas nas mãos de crianças.
Eu não sou um patriota, se ser patriota é torcer para um grupo de pessoas que ganha milhões e são miseráveis de espírito, que formam entidades assistencialistas para as crianças pobres do país com o intuito de abatimentos de impostos e se passam por bons samaritanos. A hipocrisia deles me irrita profundamente, e a nossa cegueira me enche de cólera. É, eu não sou um patriota!
Aviso a todos vocês, vai haver uma eleição, é sério, vai mesmo!! E ela não tem a ver com um circo, apesar de estar cheia de palhaços e mágicos que fazem sumir seu-nosso dinheiro, saúde, educação e principalmente: liberdade. Sim, liberdade, porque possuir um emprego que lhe fornece o suficiente para TV, pipoca e cerveja não torna você livre. O torna tão livre quanto um peixe no aquário ou um roedor na gaiola. Porque enquanto corre na sua gaiola ou nada no seu espaço confinado e é alimentado por algo que você nem ao menos sabe o que é, bom, você não passa de um brinquedo, um fantoche, um joguete, algo descartável e substituível.
Eu não sou um patriota e eu não sou descartável e substituível, eu não me finjo de cego por conformismo e confortabilidade. Abra os olhos, a realidade além do circo é uma opressão e miséria ; o Brasil não é tão diferente do que a África do Sul foi, temos crianças famintas, falta de saúde, educação e segurança. Temos excesso de sofrimento, fome e dor. Eu não quero uma fantasia no meu país, eu não quero uma copa aqui, eu não sou um patriota.
Eu quero uma sociedade melhor, eu quero gastos de milhões e milhões em saúde, educação, cultura de verdade (não o panem et circenses), e não com ostentosos circos. Eu quero crianças saudáveis correndo para irem as aulas, e não de policiais, ou para treinos de futebol. Eu quero ver a verdade, e que todos os outros a vejam, eu quero a liberdade e não a mascarada dominação absoluta. E, eu sou um patriota.
E eu ainda odeio estar aqui!

Livro: Memórias do Subsolo - Fiódor Dostoiévski (porque todos devem ter algo que corroí por dentro e deve ser externado).
Som: Papa Roach - Blood Brothers (um excelente retrato da (des)humanidade).
Filme: Império dos Sonhos - David Lynch (sem comentários).
Maldição: Háahahahah - A COPA!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário